apresentação
 
equipe
 
para leitura
 
acervo
 
atendimento
 
notícias e eventos
 
links
 
contato
Acervo
O Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo reúne em seu acervo material bibliográfico e documental sobre formas de ação e organização dos trabalhadores do campo, dos setores empresariais relacionados ao meio rural, demandas que se constituem, relações com o Estado e políticas públicas, mediações as mais diversas presentes nessas interlocuções etc.

O acervo é dinâmico e está em constante crescimento. A proveniência do material é bastante diversificada; os períodos, as condições de acumulação e preservação são igualmente distintos; os motivos e justificativas que originaram as pesquisas e a junção de documentos, por parte de cada um dos pesquisadores (ou assessores) que doaram documentos para o Núcleo tão pouco assemelham-se quando observa-se o universo documental e os níveis de organização em que se encontrava cada coleção quando da doação.

Se, antes das doações, os documentos serviam de subsídio para análises de conjuntura para os movimentos sociais, para elaboração de propostas de atuação política ou ainda como fontes comprobatórias das ações, sua entrada no Núcleo deu-lhes novas funções: tornaram-se fontes de pesquisa, objetos de estudo e reflexão e passaram por um reordenamento, segundo lógicas pertinentes ao universo da pesquisa. Assim, o arquivo tornou-se mais do que uma fonte de informações dadas e imutáveis. Nele, o pesquisador torna-se tão sujeito quanto os produtores dos documentos, uma premissa do trabalho em acervos documentais.

Todos os documentos incorporados ao acervo são destinados a um dos setores em que as atividades do Núcleo estão organizadas.

São os seguintes os setores:

O setor de audiovisual do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo reúne documentários, filmes, seminários e debates em suportes VHS, DVD, CDS e CDR. Possui ainda materiais como cartazes, fotos e imagens diversas.

Neste setor também estão classificados fitas K7 e transcrições de seminários e debates.

Para acessar as planilhas destes eventos:
Seminários e debates

Os materiais do tipo DVD, CD, VHS são acessados pela base da Biblioteca Ivan Otero Ribeiro. Para pesquisar acesse a base da Biblioteca Ivan Otero Ribeiro; no campo material selecione o desejado - DVD; CD-ROM, Fitas/Vídeos-discos, CDs - e, no item unidade, selecione Núcleo de Movimentos Sociais. A seguir, marque sua demanda de pesquisa (autor, título, editor e assunto).

Para acessar a base da Biblioteca Ivan Otero Ribeiro, clique aqui.

O setor denominado Biblioteca aglutina livros, teses, dissertações, monografias, trabalhos e artigos avulsos de periódicos científicos. Trata-se de material bibliográfico referente à produção acadêmica sobre a questão agrária nas suas diferentes dimensões, movimentos sociais do campo e sua relação com políticas públicas, entidades de representação tanto de trabalhadores como patronais, e demais temas relacionados ao objetivo do fundo do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo. Neste setor ainda constam revistas e jornais produzidos por organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, associações de classes etc, com periodicidade variável.

Essas coleções, em sua maioria, estão incompletas e listadas por títulos, datas, volume e número do periódico. Por razões técnicas de entrada no sistema do acervo, eles aparecem, embora impropriamente, como periódicos.

Os materiais catalogados como trabalhos constituem-se de relatórios de pesquisas, ensaios, artigos acadêmicos apresentados em congressos e não publicados, bem como análises políticas e sociais produzidas por pesquisadores e assessores dos movimentos sociais do campo em diferentes frentes de atuação.

Todo este material está disponível na base de dados da Biblioteca Ivan Ribeiro do CPDA/UFRRJ. Para pesquisar, no campo Consulta selecione o tipo de Material e, logo após, a unidade Núcleo de Movimentos Sociais. A seguir, selecione sua demanda de pesquisa, que poderá ser por autor, título, editor e/ou assunto.

Para acessar a base da Biblioteca Ivan Otero Ribeiro, clique aqui.

Neste conjunto estão organizados os recortes e cópias de recortes de jornais custodiados pelo Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo. Esse tipo de material é pouco apreciado por algumas instituições arquivísticas, pois as informações neles contidas podem ser obtidas em outros lugares, por meio da edição completa. Trata-se de uma concepção centrada no acesso à informação, que ignora as marcas funcionais incorporadas aos recortes através do seu contexto de uso, que são distintas conforme a entidade produtora de documentos. Acreditamos que os documentos organizados em clippings são fontes privilegiadas para os pesquisadores, pois permitemacesso rápido aos termos em que os debates sobre as questões objeto de preocupação do Núcleo de Movimentos Sociais se colocavam na mídia impressa, em cada período expresso na documentação.

Para acessar as séries, clique abaixo:

Artigos
Conflitos Fundiários
Garimpeiros
Governo Collor
Governo Sarney
Igreja
Justiça Agrária
Mulheres
Classe Patronal
Previdência Social
Questão Ambiental
Questão Energética
Segurança Alimentar
Trabalhadores Sem Terra
Sindicalismo
Trabalho Escravo

O Setor de Documentação do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo reúne material textual, impresso e manuscrito, produzido por organizações representativas de diferentes segmentos de trabalhadores do campo, entidades empresariais, organizações não governamentais, associações dos mais diversos tipos etc.

Esse setor encontra-se organizado em conjuntos temáticos, que foram idealizados com o objetivo de evidenciar as diferentes forças em atuação no campo em termos institucionais, político e de representatividade das categorias existentes. Mesmo considerando que os documentos foram agrupados a partir de determinados critérios que os identificam entre si, estes podem ser recuperados pelos mais diversos temas, assuntos, períodos, autorias, locais, instituições etc, segundo os descritores de busca.

Para isso utilizam-se de planilhas, instrumentos de busca da informação, que são as fichas de cada dossiê onde são registrados dados sobre o mesmo tema. Nas planilhas estão indicadas as séries a que pertencem, as datas limites/períodos dos dossiês, o número da pasta onde os documentos se encontram guardados, documentos e páginas que os compõem, descrição de seu conteúdo, eventuais esclarecimentos sobre sua estrutura interna e descritores. Para buscar uma informação nas planilhas em PDF, digite a palavra que você deseja pesquisar na caixa de texto da barra de ferramentas “localizar”.

Para visualizar as planilhas, é preciso que esteja instalada em sua máquina o Adobe Reader. Para baixá-lo, clique aqui.

São os seguintes os conjuntos documentais disponíveis:

O conjunto América Hispânica aglutina documentos relacionados a temas de diferentes países, envolvendo temas como ação dos estados nacionais, Igrejas, organizações camponesas, desenvolvimento rural, a integração entre os povos, ação de ONGs etc.

É composto pelas seguintes séries:

Estado
Igrejas
Organizações Camponesas
Outras Organizações

O conjunto Associações, Organizações, Campanhas e Fóruns reúne documentos sobre organizações partidárias, associações civis e profissionais, organizações de defesa dos direitos humanos, campanhas temáticas de âmbito local e nacional, bem como os fóruns temáticos que se propuseram a tratar de temas específicao (por exemplo, Fórum Nacional da Reforma Agrária, Fórum Social Mundial) para a realização de ações articuladas em diferentes frentes sociais.

É composto pelas seguintes séries:

Associações
Associações Profissionais
Encontros e Conferências
Instituições Internacionais
Movimentos, Campanhas, Frentes e Fóruns
Organização de Direitos Humanos
Organizações Partidárias

O conjunto Estado e Políticas Públicas privilegia os mecanismos de atuação do Estado no que se refere às políticas públicas para o meio rural, incluindo as interferências e articulações oriundas da participação dos movimentos sociais, evidenciando assim como as políticas públicas vêm sendo constituídas (consolidadas, alteradas ou subtraídas) a partir das correlações de forças estabelecidas no cenário político e econômico brasileiro.

Reúne documentos relativos à atuação do Estado Brasileiro, por meio de suas diversas instâncias e instituições, em relação ao meio rural, no campo brasileiro, tais como instituições públicas e ministérios responsáveis direta e indiretamente pelas questões agrária e agrícola (como Ministério do da Reforma Agrária e do Desenvolvimento, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Ministério do Trabalho, Ministério do Interior); as autarquias, como Incra, Ibama, Embrapa, a superintendência regional Sudene; as companhias e bancos estatais, como BNDES, Chesf, CVRD; as unidades federativas e suas instituições administrativas ligadas à questão agrária (Institutos de terras, empresas públicas de assistência técnica agropecuária, secretarias estaduais e municipais de agricultura e de assuntos fundiários).

Neste conjunto estão ainda documentos de governos estaduais e municipais; documentação referente à legislação agrária e à legislação trabalhista no campo, trabalho infantil. Nele foram alocados os documentos relacionados à Assembléia Nacional Constituinte de 1987/88, aos programas de governo e políticas públicas implementadas no meio rural, como por exemplo o Pólo Nordeste, o Projeto Nordeste e o Programa de Apoio ao Pequeno Produtor, Programa Comunidade Solidária, dentre outros.

É composto pelas seguintes séries:

Assembléia Nacional Constituinte
Bancos Estatais
Companhias Estatais
Congresso Nacional
Conselho Nacional dos Direitos da Mulher
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Empresa Brasileira de Assistência Técnica e extensão Rural (Embrater)
Estado Novo
Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)
Fundo de Assistência e Previdência do Trabalhador Rural (Funrural)
Governo Federal
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama)
Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (Ibra)
Instituto nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
Legislações
Ministério da Agricultura
Ministério da Reforma Agrária e Desenvolvimento
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Ministério Extraordinário de Política Fundiária
Outros Ministérios
Polonordeste
Programa de Apoio ao Pequeno Produtor
Projeto Nordeste
Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene)
Trabalho Infantil
Unidades Federativas

O conjunto Igrejas é composto por documentos que relacionam a temática dos movimentos sociais e políticas públicas no campo com a ação das Igrejas. A organização das séries privilegia a instituição que desenvolveu a documentação.

É composto pelas seguintes séries:

Ação Católica Operária (ACO)
Animação dos Cristãos no Meio Rural (ACR)
Arquidioceses e Paróquias
Comunidades Eclesiais de Base (CEBs)
Centro Pastoral Vergueiro (CPV)
Conselho Indígena Missionário (Cimi)
Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic)
Comissão Pastoral da Terra (CPT)
Movimento de Educação de Base (MEB)

O conjunto Organizações Sindicais reúne a documentação relativa às variadas formas de atuação do sindicalismo de trabalhadores rurais no Brasil e às transformações por que passou ao longo do tempo, diferenciando-o das demais organizações e entidades de luta por terra, como as não-sindicais e as religiosas, por exemplo, mas resgatando seus momentos de encontro e convergência.

Abrange o período a partir de 1964 e envolve documentação sobre temas como reforma agrária, direitos trabalhistas no campo, formação sindical, educação sindical, congressos estaduais e nacionais, violência, conflitos por terra, administração sindical, dentre outros.

É composto por quatro séries:

Central Única dos Trabalhadores (CUT)
Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar
Grito da Terra Brasil
Sistema Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag)
Outras Organizações

O conjunto Organizações Não Sindicais compõe-se de documentos sobre as organizações que não têm as formas clássicas de associação sindical. Em sua maioria, são organizações recentes que se desenvolveram a partir do início da década de 1980, no processo de abertura democrática. São organizações que muitas vezes se autodenominam como movimento e que organizam diferentes tipos de trabalhadores e diferentes demandas, sobressaindo-se aquelas relacionadas ao acesso à terra.

É composto pelas seguintes séries:

Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS)
Frente Nacional do Trabalho
Informações e Assessoria
Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Movimentos de Atingidos por Barragens
Povos Indígenas
Via Campesina
Outros Movimentos

Este conjunto compreende documentos referentes às atividades dos trabalhadores rurais e de suas entidades representativas no período anterior ao golpe militar, entre 1945 e 1964.

É composto pelas seguintes séries:

Congresso Nacional
Ligas Camponesas
Partido Comunista Brasileiro
Publicações e Documentos
Outros Periódicos
Veja também: Arquivo Lyndolpho Silva

A documentação que ora disponibilizamos, através de planilhas de acesso, compõe o Conjunto Entrevistas do setor audiovisual do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo.

Neste conjunto reunimos as planilhas de acesso às séries de entrevistas de diferentes suportes: cassete, MP3 e impressos (transcrições, resumos e clipping de revistas de circulação nacional e periódicos acadêmicos).

As séries estão organizadas conforme as diretrizes do Setor de Documentação e a classificação se fez conforme o lugar do qual fala o entrevistado no ato da entrevista. Por isso, é possível encontrar um mesmo entrevistado em diferentes séries.

Para acessar as séries clique na relação abaixo:

Acadêmicos/Intelectuais
Assessores de Formação e Educação
Assessores Jurídicos
Assessores Técnicos
Gestores Públicos
Igrejas/Agentes Religiosos
Lideranças e Dirigentes de Organizações Não Sindicais de Trabalhadores Rurais
Lideranças e Dirigentes de Organizações Não Sindicais Patronais
Lideranças e Dirigentes de Organizações Sindicais de Trabalhadores Rurais
Lideranças e Dirigentes Partidários
Memória do Incra
Memória do I PNRA da Nova República
Parlamentares
Produtores Rurais
Trabalhadores Rurais
Outros
Apoio